Um desabafo da minha nova "cidade"

em segunda-feira, 21 de janeiro de 2019



Olá espero que esta já tudo bem com vocês.

A meio ano deixei de escrever aqui.. Mas hoje nas urgências do hospital de Águeda... Enquanto espero senti vontade de escrever.. Na verdade já estou com voltar a ativar o blog desde o inicio do ano... Até estou a pensar criar um layte novo..

A assuntos que são mais fáceis de escrever do que gravar um vídeo..  É este é um deles.. Um pouco um desabafo do que tem sido a minha mudança para uma cidade mais pequena.. Pensei que a minha mudança para Oliveira do bairro fosse mais fácil.. Pois é uma cidade.. Só que só no papel..

A foto acima foi tirada ao lado do centro de saúde de Oliveira do bairro.. Sim é uma cidade mas não tem um hospital.


Tudo tem sido uma desilusão.. É este dia e só mais uma prova disso..

Vou passar a explicar... Eu estive doente com uma crise de asma com infecção no pulmão.. Estava em casa da minha mãe no fim de semana e aproveitei e fui ao hospital de Coimbra e correu tudo bem... Fiz raio-x, ventilação e tudo o que precisei... É já estou quase boa

Já o Filipe teve uma recaída na constipação e está com muitas dores de garganta.. Mas não é caso de hospital se o centro de saúde funcionasse como o que estou habituados em Coimbra.. Mas não é o caso... como estamos cá em Oliveira do bairro. Tentamos ir ao centro de saúde da nossa residência.. Quando somos surpreendidos com a informação que as urgências só abrem das 20h às 23h... Para irmos ao hospital de Águeda.. Chegamos cá às 14h20 e os médicos estão na hora de almoço.. Tudo congelou só a triagem e que está a funcionar... Estão 30 doentes a espera que os 2 médicos de serviço almocem... 2 médicos para mais de 30 doentes.. Inclusive crianças.. Sim porque aqui é tudo ao melhor e fé em Deus... Não há pediatria... É os postos médicos das redondezas mandam todos os doentes para aqui.. Ou não funcionam como é o nosso caso...  Então porque tanta incentivo a irmos aos centros de saúde se depois até para fazer um penso nos mandam para aqui.?. Sim foi o enfermeiro da triagem que nos disse isso..

Agora são 16h30 e ainda não foi visto pelo médico.. Estão aqui pessoas desde o meio dia que também só ainda foram a triagem como nós...

Em contraste com Coimbra.. Já tínhamos resolvido o problema no centro de saúde e já tínhamos ido a farmácia e já estávamos em casa... Mas estamos aqui no hospital de Águeda a espera de ser visto pelo médico a 1 vez.. Porque o centro de saúde de Oliveira do bairro que é uma cidade pequena não funciona corretamente.. Imaginem se tivéssemos a viver numa vila?

Não sei a que horas nos vamos sair daqui... Nem se ainda nos vão mandar para outro lado por falta de recursos.. Só sei que não estou habituada a esta falta de recursos.. Sempre vivi em Coimbra onde tinha tudo perto e grande.. Agora parece que estou a viver numa aldeia...

Se querem mais desabafos e peripécias do que é a mudança de uma grande cidade para uma micro cidade que parece uma aldeia digam nos comentários.. Sugiram conteúdo aqui para o blog.. O que gostavam de ler por aqui..?

Sigam me pelo instagram @monica_mma



2 comentários:

  1. Acho que neste momento tudo que diga respeito á saúde está funcionar mal em Portugal.

    Quantos habitantes tem em Oliveira do bairro?? Já parou para pensar o que seria se todas as cidades tivessem um hospital?
    O que precisa aí em Portugal era haver mais eficiência na gestão do atendimento-
    Se por uma recaida da constipação e dores de garganta o cento de saúde mandasse para o hospital.

    Eu moro na Holanda , aqui não temos o chamado centro de saúde, temos vários consultórios médicos. O meu por exemplo fecha para alomoço, consultas de urgência temos de telefonar primeiro e não podemos ir às urgências sem passar pelo médico de família primeiro. O sistema de saúde funciona e é muito mais eficiente do que aí.

    www.opecadodagula.com

    ResponderExcluir
  2. Sim acredito que sim.. Nós mudamos de cidade a 1 mês e não temos Medico de família ainda.. A sr do centro de saúde disse que podíamos pôr os papeis mas que não tinham medico para atribuir.. O grave é os centros de saúde não funcionarem e emcaminharem nos para o hospital por coisinhas mínimas.. Mesmo havendo uma campanha enorme para irmos ao centro de saúde antes.. Mas para isso tinham que ter condições para.nos atender.. É só um desabafo de quem está abituada a estar perto de tudo.. É agora mora numa cidade pequena..

    ResponderExcluir



Topo